como eliminar pulgas e carrapatos

Como eliminar pulgas e carrapatos em cães

Como eliminar pulgas e carrapatos em cães? Esse sem dúvidas é um dos grandes desafios de quem possui um amigo canino. 

Pulgas e carrapatos além de causar muito incômodo costumam trazer uma série de outras consequências negativas, afetando significativamente a saúde e o bem estar do melhor amigo do homem.

Logo, é preciso que proprietários de cães, gatos e outros animais sujeitos a ação desses parasitas, pensem em alternativas para combatê-los, evitando a sua proliferação.

Portanto, não deixe de conferir nesse conteúdo, algumas alternativas que podem ajudar você a combater e eliminar pulgas e carrapatos em cães e também no ambiente em que eles vivem.

Carrapatos e suas principais características

Os carrapatos são aracnídeos, da mesma família das aranhas, não voam nem saltam, mas aproveitam as oportunidades do ambiente para entrar em contato com cães e outros animais de estimação.

Eles se alimentam de sangue e podem se multiplicar em uma velocidade extremamente alta. Para que se tenha uma ideia, uma única fêmea do parasita, é capaz de depositar 200 a 300 ovos por dia.

Esse tipo de parasita costuma circular no ambiente e até mesmo em animais diferentes, sendo portanto, além de incômodo, um grande vetor de doenças. Em geral, os carrapatos preferem se acomodar nas orelhas e axilas dos cães, o que não significa que possam se alojar em outras partes do corpo.

Confira um resumo das principais características de um carrapato e saiba como identificá-lo:

  • São maiores que as pulgas e facilmente visíveis a olho nu;
  • Uma única fêmea é capaz de produzir centenas de ovos por dia;
  • Esse tipo de parasita se alimenta do sangue dos animais e portanto, transmitem doenças;
  • Provocam, coceira, dor e incômodo nos animais afetados;
  • Possuem garras para alimentação que se fixam na pele do animal, dificultando a sua retirada por métodos manuais.

Pulgas e suas principais características

Por sua vez, as pulgas são extremamente pequenas e também muito ágeis, devido a sua habilidade de saltar longas distâncias. Devido ao seu tamanho reduzido, é extremamente difícil visualizar facilmente as pulgas a olho nu.

Em geral, esses animais causam coceira intensa, irritação e até mesmo problemas de pele nos animais, podendo também transmitir doenças.

Confira um resumo das principais características de uma pulga e saiba como identificá-la:

  • Pulgas são parasitas extremamente pequenos e de difícil visualização a olho nu;
  • São capazes de saltar grandes distâncias, até 200 vezes o comprimento de seu próprio corpo;
  • Uma única pulga chega a depositar 50 ovos por dia;
  • Assim como os carrapatos, esse tipo de parasita se alimenta do sangue dos animais e portanto, pode transmitir doenças.

O que fazer para eliminar pulgas e carrapatos?

Como vimos nos tópicos anteriores, pulgas e carrapatos são parasitas incômodos e responsáveis pela transmissão e proliferação de doenças.

No entanto, felizmente já existem diversas soluções no mercado que podem eliminar pulgas e carrapatos em pouco tempo e proteger o seu cão contra novas infestações através do uso contínuo.

Coleiras

As coleiras medicinais são uma excelente opção para quem busca alternativas sobre como eliminar pulgas e carrapatos em cães.

Com durabilidade prolongada, (em média 6 meses) as coleiras medicinais para cães e gatos atuam contra a infestação de pulgas e carrapatos.

Além disso, elas contribuem para afastar pequenos insetos como mosquitos e moscas, que por sinal, também podem incomodar bastante e trazer doenças.

Sprays

Outra possibilidade para eliminar pulgas e carrapatos em cães são os sprays anti parasitas. A principal vantagem desse tipo de produto é a sua fácil aplicação, entrando em contato diretamente com a pele do animal.

No entanto, devido às suas características esse tipo de produto acaba atuando apenas contra pulgas e carrapatos já instalados no animal, não apresentando proteção duradoura.

Xampus

O mercado também oferece aos proprietários de cães os xampus anti parasitas que são aplicados durante o banho e auxiliam a eliminar e combater pulgas e carrapatos em contato com a pele do animal.

No entanto, é preciso destacar a importância de tomar certos cuidados na aplicação desse tipo de produto, evitando que o xampu tenha contato com os olhos e com a boca do seu animal de estimação.

Medicamentos orais

Por fim, temos nos medicamentos orais uma boa opção para eliminar pulgas e carrapatos de cães. Em geral, esses medicamentos estão disponíveis sob a forma de comprimidos mastigáveis.

Com ação eficaz, os comprimidos eliminam 100% das pulgas em algumas horas e carrapatos em até 48 horas, além de manter os animais protegidos por um período de aproximadamente 30 dias.

Vale destacar ainda, que em casos mais graves de infestação por pulgas e carrapatos, o melhor mesmo é contar com o apoio de um médico veterinário.

Agora que você já sabe como eliminar pulgas e carrapatos, é hora de colocar a mão na massa para livrar e proteger o seu melhor amigo dos parasitas.

Para mais assuntos relacionados ao mundo pet, continue acompanhando o nosso blog e também as nossas redes sociais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s