Gatos podem comer frutas?

Gatos podem comer frutas?

Será que gatos podem comer frutas? Leia até o final, e tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto!

Quem tem um gatinho de estimação, procura sempre oferece o que há de melhor para o seu animalzinho. Porém, na hora de escolher o que oferecer ao felino, é comum surgirem dúvidas. Afinal de contas, alguns alimentos podem ser prejudiciais para a saúde desses animais.

As frutas são alguns dos alimentos que costumam gerar dúvidas frequentes. Então, se você também quer saber se gatos podem comer frutas, continue lendo, pois elaboramos um guia com as principais informações a esse respeito.

Por que é importante cuidar da alimentação dos gatos?

É muito importante cuidar da alimentação dos gatos. Afinal de contas, o alimento errado pode causar vários tipos de problemas como, por exemplo, reações alérgicas e queda excessiva de pelos.

Em resumo, os felinos precisam de:

  • Peixe, carnes e aves;
  • Vegetais e sojas;
  • Vitaminas;
  • Dais minerais;
  • Hidratos de carbono;
  • Água fresca sempre disponível (especialmente os que se comem ração seca).

Por isso, é essencial oferecer alimentos ricos nesses nutrientes, mas que sejam feitos especificamente para gatos.

Gatos podem mesmo comer frutas?

Essa é uma questão que costuma gerar dúvidas. E a resposta é sim, gatos podem comer frutas, porém não em grandes quantidades. Além disso, nem todas fazem bem ao seu organismo. Portanto, não podemos fazer das frutas a base alimentar dos gatos.

Saiba agora quais frutas são permitidas para os gatos

Então, ficou curioso para saber quais frutas seus bichanos podem comer? Então, confira a seguir quais frutas os gatos podem comer, lembrando que em quantidades moderadas:

  • Melancia: a melancia é uma fruta que hidrata. Ela possui água, vitaminas A, B-6 e C e potássio. Portanto, é ótima para ajudar na hidratação de gatos que não costumam beber muita água.
  • Banana: uma fruta fonte de potássio, contribuindo para cultivar a saúde dos felinos. Mas sempre evitando o excesso. Pois a banana possui muito açúcar e carboidratos, o que pode causar obesidade e outros tipos de doenças nos felinos.
  • Maçã: esta é uma das melhores opções de fruta, pois possui pouca gordura e uma grande quantidade de fibras. Por isso, também pode fazer parte da dieta dos gatos obesos, ou ligeiramente acima do peso, pois acelera o metabolismo do mesmo. A maçã possui muita vitamina A e C, essenciais na sustentação da estrutura óssea e tecidos. Não esqueça de sempre descartar as sementes das frutas. A semente da maçã, por exemplo, possui ácido cianídrico, e o consumo desta substância costuma provocar reações adversas nos gatos.
  • Melão: composto por uma grande quantidade de água, por isso, é uma boa maneira de conservar o seu felino hidratado em ambientes quentes. O melão fornece vitaminas A, B e C, que contribuem para a redução de inflamações.

Como oferecer as frutas para seus gatos?

Recomenda-se sempre introduzir os alimentos aos poucos na rotina do seu gato, pois eles possuem o organismo diferente do nosso. No caso das frutas, elas oferecem muitos benefícios para saúde do felino. Entretanto, também possuem muito açúcar, carboidratos e não possuem todos os nutrientes que os felinos necessitam para uma vida saudável.

Por isso, é necessário não ultrapassar o limite de 1 fruta uma vez ao dia, ou pedaços de frutas variadas desde que, ao final do dia, a quantidade total de pedaços de frutas que ele tenha consumido seja o equivalente ou menor que 1 fruta por dia.

E lembre-se sempre de não deixar as sementes e cascas das frutas, para evitar que os animais engasguem. E, como já vimos, algumas sementes também não são fazem bem para esses animais.

Quais são as frutas proibidas?

Contudo, existem algumas frutas que os gatos não devem consumir. Afinal de contas, nem todas são benéficas ao organismo sensível dos gatos. Além disso, algumas chegam até a ser muito tóxicas. Alimentos errados podem causar diarreia, vômito ou até reações ainda piores.

Então, confira abaixo algumas das frutas que os felinos não podem ingerir:

  • Abacate: é uma fruta gordurosa, por isso, pode prejudicar o pâncreas do felino, além de possuir a persina, substância tóxica para os gatos.
  • Frutas cítricas: (laranja, limão, tangerina): as frutas cítricas são acidas. Por isso, costumam causar problemas no estômago dos felinos.
  • Uva e uva passa: podem levar a dificuldades renais nos gatos.

Agora que você já sabe que gatos podem comer algumas frutas sem riscos de complicações, pergunte ao seu veterinário quais frutas você pode inserir na dieta do seu felino.

Lembre-se que nem todas as frutas estão liberadas para a dieta alimentar dos gatos.

Sendo assim, na dúvida, o melhor mesmo, é contar com a orientação de um médico veterinário de confiança.

Gostou das dicas? Então continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro de mais novidades e curiosidades sobre o mundo animal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s