Meu cachorro não quer comer

Meu cachorro não quer comer? O que posso fazer?

Hoje vamos falar sobre um problema gigante: “Meu cachorro não quer comer!”. 

Normalmente, na nossa diversificada situação financeira, pretendemos sempre proporcionar-lhes o bom e o melhor. Quando se trata de comida, essa sensação é mais aguda.

Portanto, quando algo parece estranho e nosso animal começa a se comportar de maneira estranha, pulando refeições ou experimentando uma severa perda de apetite, nosso coração fica tenso e se preocupa com o que pode acontecer com este animal.

Normalmente, quando o cão não está comendo, ele pode tentar avisar o dono.Isso pode ser um problema biológico ou emocional relacionado à sua criatura, como a falta de um ente querido que foi embora.

A seguir, vamos ajudá-lo a entender as possíveis razões pelas quais seu cão reluta em comer. 

Abordaremos também os casos mais graves, caso em que a interrupção da alimentação do cão pode significar uma ida ao veterinário para averiguar os mais diversos problemas de saúde.

Meu cachorro não quer comer, e agora?

O primeiro passo de todas é não ter medo ou raiva por causa disso. Para saber exatamente o que aconteceu, você precisa fazer determinados testes sempre conversando com o veterinário. Vamos dar uma olhada neles:

A comida é fresca?

Vale lembrar de algo simples, mas que não pensamos em primeiro momento. Os cães e outros animais também gostam de comer alimentos frescos. 

Se você guarda toda a comida que seu cão deseja comer ao longo do dia antes de sair de casa, vale a pena tentar administrar as partes frescas para ver se o cão se alimenta delas. 

Às vezes, ele pode simplesmente não querer comer alimentos que sobraram há muito tempo.

Tigelas sujas e/ou inadequadas

O olfato de um cachorro é muito mais sensível do que o nosso. Portanto, se houver algo estranho em sua tigela, ele pode evitar comer por causa da sujeira ou do cheiro desagradável.

Tente usar tigelas de aço ou de alumínio, pois são mais fáceis de empilhar do que as de plástico, e lembre-se de lavar a louça com frequência para evitar que o cão seja rejeitado.

Por confiança, alguns cães só comem quando o dono ou a dona fornece a comida para eles. Experimente colocar alguns pedaços de comida de cachorro ou um pouco de molho de cachorro em suas mãos para teste.

Bastante estresse

Como nós, os cães podem estar emocionalmente tristes e perturbados por vários motivos. Para externalizar essa sensação, o cão pode parar de comer temporariamente.

Alguém da sua casa deu comida em outro horário?

Se você mora com outras pessoas, vale a pena perguntar se alguém deu comida ao cachorro em um determinado horário – o que pode ter interrompido as atividades diárias do animal – fazendo com que ele parasse de comer obviamente porque não estava com fome.

Nesse caso, vale a pena criar alguma forma de controle para monitorar a alimentação do animal. Alguém o alimenta? Se assim for, quando? Quantas vezes?

Ofereça comidas fora da rotina

Quando você começa a perguntar por que meu cachorro não come, outro teste que precisa ser feito é “a comida mais deliciosa do mundo”.

Tente dar a seu cão um pedaço de carne ou frango cozido (sem tempero) para maximizar sua comida favorita. Mesmo assim, mesmo que ele se recuse a comer, ele pode ser levado ao veterinário para realizar o exame.

Mesmas rações todos os dias

Você está cansado de um certo sabor? Não quer mais comer certos alimentos? Os hábitos de alimentação podem ser uma das principais razões para a falta de interesse de um cão em comer.

Para resolver esse problema, use suas marcas de rações favoritas tanto quanto conseguir, também apresente coisas novas. Uma dica também é acostumar seu cachorro desde de sempre com uma ração em um valor interessante. 

Até utilizar petiscos dentro de uma organização semanal pode ser bastante interessante. Siga receitas saudáveis ​​para cães e experimente também aquelas relacionadas a alimentos naturais.

Quando a falta de alimentação do meu cachorro pode virar um problema?

Este cão precisa de nutrição para se manter saudável, pois seu peso depende diretamente da quantidade de comida que deseja ingerir.

Ainda filhote ou bicho “de brinquedo” (animal menor), se conseguir ficar mais de 12 horas sem comer, é preciso encaminhá-lo ao veterinário para avaliação, pois a desnutrição pode levar a diversas situações no corpo dos animais, como  Hipoglicemia no corpo.

Cães mais velhos podem ficar mais algumas horas, por exemplo, o dono faz o teste da “comida mais saborosa do mundo” para verificar se ele realmente não gosta de comer porque está cansado da comida.

Porém, se o cão apresentar outros sintomas, é importante levá-lo ao veterinário. Listamos abaixo as principais causas da falta de apetite em cães rastreadores. São elas:

  • Mudanças na cor das gengivas (podem ficar brancas ou vermelhas)
  • Os dentes parecem moles ou soltos com tártaro
  • Diarréia ou vômito
  • Febre, descarga dos olhos

Portanto, é importante ficar de olho no seu cão, fazer exames e levá-lo ao veterinário se necessário!

Gostou do nosso artigo do meu cachorro não quer comer? Comente abaixo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s