Como adotar um cachorro

Como adotar um cachorro? Tudo que você PRECISA saber!

Hoje nós vamos falar sobre como adotar um cachorro, porque  ter um peludo é um ato de amor.

Afinal, receber um cachorrinho abandonado trará amor à vida dele, que vai conquistar uma família, e também vai trazer amor para você, que vai trazer o amor e a companhia de um animal eternamente grato.

Mas ter um cachorro também é uma responsabilidade social. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil abandonou 30 milhões de animais. 

Entre eles, há 20 milhões de cães. Tirar um deles da rua ou libertá-lo da organização que os resgatou pode ajudar a aliviar os maiores problemas do país.

Se você quer ser mãe ou pai de um cachorro, este texto o ajudará a tomar a decisão de encontrar seu filhote (ou filhotes!) E cuidar dele desde o primeiro momento até os desafios diários. Confira!

Como adotar um cachorro: Antes de adotar

Muitas pessoas esperam adotar um filhote e, ao imaginarem que seus narizes são indiferentes, parece que nada pode dar errado. Mas ter um cachorro também tem algumas obrigações.

Antes de levar um deles para casa, você precisa ter certeza de que é realmente capaz de adotar um cachorro. 

Isso porque criar um cachorro é ser  responsável por uma vida, quase como a de uma criança, e requer tempo, dedicação e paciência. Antes de continuar com os cães, considere o seguinte:

Você tem tempo e espaço para um cachorro?

Muitas pessoas desejam adotar um cachorrinho e, ao imaginar seu nariz indiferente, parece que nada pode dar errado. Mas ter um cachorro também tem algumas obrigações.

Antes de levar um deles para casa, você precisa se certificar de que é realmente capaz de adotar um cão. 

Porque ter um animalzinho em casa é sim sinônimo de diversão e companheirismo, mas também é uma responsabilidade. 

Você tem paciência de verdade?

Os cães gostam de brincar e caminhar. É difícil saber quanto exercício um cão precisa fazer, mas todos precisam caminhar pelo menos todos os dias para se manterem fisicamente e mentalmente saudáveis.

Da mesma forma, não pense que depois de criar um cachorro, ele entrará em seus braços com um comportamento ideal: você precisa ensiná-lo a agir. 

Por exemplo, ele pode morder móveis. Lidar com esse problema exige paciência e muito, mas muito amor, principalmente para um animalzinho. 

Você pode investir em todos os cuidados de um cachorro?

Os cães precisam ser vacinados, ir ao veterinário regularmente, coleiras, etc. Isso não leva em consideração que ele pode ter necessidades especiais (por exemplo, cegueira) ou ter uma doença e precisa de tratamento. Manter um cachorro é ter responsabilidade de tudo isso.

Este é um investimento que fará com que cada centavo receba um grande amor e uma companhia duradoura. Mas antes de adotar um cachorro, você precisa estar disposto a fazer isso e estar ciente disso.

Como adotar um cachorro: O Passo a passo

Para entender melhor como criar um cachorro, a primeira coisa que você precisa fazer é entrar em contato ou visitar uma ONG ou centro de controle de doenças zoonóticas em sua cidade. Como cada local possui procedimentos diferentes, eles poderão orientá-lo melhor.

No entanto, embora cada local de adoção tenha seus próprios requisitos, os principais requisitos para a adoção de cães são:

O que é necessário?

Cada local de adoção de cães tem seus próprios requisitos para o transporte de animais de estimação. 

Esse trabalho é importante porque pode garantir que o futuro tutor seja o responsável e que o animal não volte para a rua tão cedo. Veja os principais requisitos:

  • Ter pelo menos 21 anos
  • Mostrar carteira de identidade, fundo de previdência e certificado de residência e outros documentos
  • Assine o compromisso de cuidar dos animais de estimação

Além disso, em alguns locais, pode ser necessário preencher um formulário de inscrição para falar sobre o dia a dia do cão, como é sua casa e se já existem outros cães e gatos. 

Isso pode ajudar as pessoas que trabalham lá a entender melhor o perfil da pessoa que estão adotando e, assim, se adaptar melhor a esses cães.

Primeiros dias para adotar um cachorro

Para um cão adotado, os primeiros dias em uma nova casa podem ser desafiadores. Ele precisará se adaptar a novas pessoas (ou mesmo a novos irmãos peludos!).

E a um ambiente completamente diferente. Por isso é tão importante entender a situação desconhecida ou seu choro, medo ou agressividade.

Ao adotar um cachorro, tente mantê-lo livre para que ele comece a se sentir confortável. Ele pode urinar ou defecar no lugar errado, ou ter um mau desempenho nos primeiros dias, mas você precisa ser paciente. 

Aos poucos, com a sua ajuda, ele aprenderá e tudo ficará simples.Antes de adotar um cachorro, certifique-se de que sua casa tenha tudo o que você precisa. 

Veja o que você precisa comprar para ele comer, se exercitar e manter um estado confortável de sono e entretenimento.

Rotina com um peludo

Depois que seu cão se ajustou ao estágio inicial, é importante começar a pensar em tópicos como treinamento e exercícios regulares. 

Você pode ensinar algumas habilidades básicas em casa, como sentar-se, usar a planta dos pés e deitar-se e, se necessário, procurar ajuda profissional para realizar tarefas mais complexas.

Lembre-se, após adotar um cachorro, você precisa fazer atividades regulares para garantir a saúde física e mental do peludo. 

Os benefícios de caminhar são inúmeros, especialmente para cães que não são muito dóceis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s