Como fazer a dieta do gato? Afinal, é importante alimentar o gato com a quantidade certa de comida no intervalo de tempo certo, apesar de ser complicado.
As necessidades de um gato para outro variam muito. As diretrizes de alimentação em alimentos enlatados ou embalagens de rações são apenas o começo.
É importante que os gatos monitorem sua condição física regularmente e ajustem a ingestão de acordo com suas necessidades.
Como fazer a dieta do gato: Primeiros passos!
Para ajudar a manter a saúde de gatos adultos, recomendamos as seguintes etapas simples na seguinte ordem:
Comece pesando seu gato, se você não tem uma balança ao ir no veterinário eles vão pesar seu gato e te dá um panorama de como está o peso dele.
Alimente sempre de acordo com as diretrizes de alimentação e recomendações do veterinário.
Ajuste a quantidade de alimentação conforme necessário e repita todo o processo novamente.
Muito provavelmente você está dando uma ração e vai trocar seja por algum motivo de saúde ou porque encontrou uma ração melhor, mas não pode trocar repentinamente.
Por que não mudar a ração do seu gato?
Por exemplo, ao viajar para lugares onde a cultura de alguns países do Oriente como japão, é completamente diferente da nossa, os especialistas recomendam que você coma com cuidado.
Pelo menos nos primeiros dias, é recomendável que você relaxe com a comida. Caso contrário, os viajantes podem arruinar a viagem devido ao mal estar.
Embora as diferentes rações pareçam ser muito semelhantes às nossas, mudanças bruscas podem trazer o mesmo desconforto ao animal.
Os problemas que pode causar são:
- Gases
- Dores abdominais
- Vômitos e diarreia
Para gatos, que tem o apetite muito seletivo, por isso é particularmente importante mudar com cuidado.
Além de problemas gastrointestinais, também podem causar estresse devido a mudanças na dieta.
Como fazer essa transição?
O primeiro truque para tornar a comida de cachorro ou de gato mais segura é deixar o plano para o último minuto.
Em outras palavras, não espere até que a embalagem atual do alimento esteja completa antes de trocar. Até o final da transição, ele precisa ser misturado. Verifique passo a passo!
- Comece com em torno de 90% da ração antiga e 10% da nova nos dias 1 e 2
- Dias três e quatro: misture 75% da ração antiga e 25% da nova
- A partir do quinto dia misture 50% da ração antiga e 50% da nova
- No dia oito misture 25% da ração antiga e 75% da nova e mantenha até o dia 9
- Dia dez: ofereça 100% da ração nova e observe a reação do gatinho.
Quantas vezes por dia um gato precisa comer?
Em relação à ração e alimentação para gatos, uma das dúvidas mais comuns dos tutores é quantas vezes um gato deve comer.
Acontece que, ao contrário dos cães, os gatos são muito exigentes e gostam de comer sempre uma “refeição fresca”.
Em outras palavras: alimentar uma pequena quantidade de ração pela manhã definitivamente não é bom para os gatinhos no final da tarde.
Portanto, é importante considerar a idade do seu amigo e saber qual é a melhor maneira de fornecer comida para gatos:
Gatinho (até 12 meses)
Por possuir muita energia, os gatinhos não precisam de muita comida, mas precisam se alimentar ao longo do dia.
Portanto, a abordagem ideal é alimentar seu gatinho de três a cinco vezes ao dia. Vale lembrar que conforme o animal cresce, tende a comer menos, por isso é necessário reduzir gradativamente a quantidade de alimento consumido.
Gato adulto e idoso
Nesse caso, é importante alimentar o gato pelo menos duas vezes ao dia, por exemplo: pela manhã quando vocẽ acorda para trabalhar e à noite quando volta.
Gato castrado
A comida de gato castrado deve ser dividida em duas ou três refeições ao longo do dia. Nesse caso, é importante que o responsável evite deixar alimentos para evitar que o animal se alimenta continuamente e aumenta o risco de sobrepeso do seu gatinho.
Qual é a hora certa de oferecer petiscos?
O segredo da utilidade e saúde dos lanches na vida de um gatinho é gerenciá-los adequadamente.
Como regra principal, nunca deve substituir a comida tradicional para gatos. Se o seu gato come muito pouco, o ideal é conversar com o veterinário para verificar se está tudo bem.
Tente comer mais lanches durante o treinamento para recompensá-lo por fazer a coisa certa ou até mesmo jogar com ele.
Mas preste atenção na quantidade! Idealmente, a quantidade não deve exceder uma colher de sopa ao longo do dia.
Como fazer a dieta do gato: Benefícios dos petiscos
Conforme mencionado anteriormente, um dos grandes benefícios dos lanches para gatos é que elimina nosso desejo de agradar nossos companheiros. Isso porque, para fazer os gatos felizes, demonstramos um grande amor pela comida.
No entanto, além disso, esses lanches também têm a vantagem de combinar alimentos úteis com alimentos agradáveis para gatos. Isso porque eles são excelentes no treinamento e podem ser usados como recompensa.
Para isso, petiscos tradicionais, de alta qualidade e saborosos servirão ao objetivo. Porém, atualmente, os instrutores também podem contar com lanches de sabor agradável e bons para a saúde.
Entre as opções disponíveis estão, por exemplo, lanches para atendimento odontológico. Outros ajudam a prevenir a formação de bolas de pêlo no estômago do gato e até mesmo acelerar a queima de gordura em animais castrados!
Como fazer a dieta do gato: Alimentos que não podem participar
De forma geral nenhum alimento humano porque vamos pensar: Os gatos têm a ração que proporciona TUDO que o corpo deles precisa e ainda tem os petiscos que são feitos para os felinos.
Você pode até pensar: “Ok, mas se petiscos que já são oferecidos esporadicamente mesmo, por que não fornecer os deliciosos lanches que eu como de vez em quando para meu gato?”
Porque além de não serem saudáveis, muitos alimentos ainda são tóxicos para os gatos. Aqui estão alguns alimentos que você não deve dar a eles:
- Balas
- Pão
- creme dental
- salgadinhos
- chocolate
- café
- macadâmia
- uva-passa
- cebola,
- alho
- abacate entre outros.